Você sabia que existem várias atitudes que podem atrapalhar seu aprendizado do inglês no intercâmbio? Talvez você até conheça, ou já ouviu falar, alguém que estudou no exterior por meses – ou até mesmo anos – e ainda tem aquele inglês arranhado. Isso pode mesmo acontecer. No intercâmbio, muitos estudantes persistem em falar em português para se comunicar com colegas e não levam muito a sério o estudo, tirando totalmente o foco do aprendizado de um novo idioma.
Inglês no Intercâmbio – Atitudes que atrapalham
Limitar o estudo à sala de aula
O desenvolvimento das habilidades de comunicação é gradual, porém é inválido se estiver limitado ao tempo com o professor na sala de aula. Se das 24 horas de um dia, apenas 3 horas forem dedicadas ao idioma, o processo de aprendizagem será muito lento. Isso sem falar dos finais de semana. O contato com o outro idioma durante o intercâmbio deve ser continuo e intenso.
♣ Quanto tempo é preciso para aprender inglês ?
Falar em português
Eu morei com 4 brasileiros e 1 argentina durante meu intercâmbio nos EUA. Comunicar em português dentro do apartamento, ou sempre que nos encontrávamos, era inevitável. Por isso, procurei fazer amizades com os americanos no trabalho, e com isso sempre os chamava para festas no apartamento ou para sair num barzinho ou balada. Isso nos forçava sempre a falar inglês.
Duvidar da própria capacidade
Cada intercambista tem uma habilidade diferente no outro idioma. Alguns tem maior facilidade na fala, outros na escrita. No intercâmbio, cometer erros é essencial para o aprendizado. Por isso, não se intimide ou ache que não é capaz de aprender. Com esforço todos nós aprendemos.
♣ TOEFL e IELTS – Qual é a diferença e qual escolher ?
Não estar aberto ao novo
Ir para o exterior e manter a mente no Brasil. Isso é algo muito comum com intercambistas que sentem dificuldade a se adaptar a uma nova cultura, e procuram ao máximo se manter conectado com o Brasil. Diferenciar as experiências e fazer novas amizades é algo diferencial para sua experiência no exterior. Além de poder fazer amigos para a vida toda, seu processo de aprendizado irá aumentar.
Achar que no intercâmbio o aprendizado acontece naturalmente
Tenho uma amiga mexicana que mora na Califórnia há mais de 20 anos, e ela meramente sabe o inglês básico. Isso porque para aprender um novo idioma você precisa se dedicar, errar e persistir. Frequentar as aulas, estudar em casa e se aprofundar na cultura local é o que irá facilitar seu aprendizado.
Créditos a Catraca Livre e Commons Wikipedia