Dicas para evitar dor de ouvido durante voos

Uma coisa que sempre me impressionou foi o avião. Viajar de avião é a minha opção favorita. Mas existe uma parte extremamente chata que atinge cerca de um terço dos passageiros: dor de ouvido durante voos. Você provavelmente já deve ter sentido dor de ouvido ao viajar de avião, estou mentindo?

Se é um viajante frequente ou se sofre de alergias e problemas respiratórios, provavelmente você já experimentou este desagradável desconforto nos ouvidos quando o avião decola, aterra ou desce drasticamente, mas evitar a dor de ouvidos durante voos é possível.

Dor de ouvido durante voos

A pressão do ar em um avião convencional pode chegar a níveis similares a de uma altura de 2.500 metros acima do nível do mar. É essa pressão que é a culpada da dor de ouvido durante voos.

O avião ao levantar voo exerce pressão em alta velocidade através do ar quente que sustenta o avião enquanto voa, mas o que acontece com o nosso ouvido é que quanto mais alto o avião está, o ar vai ficando rarefeito, ou seja escasso na atmosfera e justamente isso que causa aquela dorzinha no ouvido que pode aumentar gradativamente fazendo com que você passe ouvir menos o que as pessoas falam dentro do avião.

A dor de ouvido durante voos pode atacar principalmente pessoas com resfriados, pois as vias respiratórias e o conduto que liga a faringe com o ouvido são inflamados.

Saiba Mais ! – Seguro de Viagem Internacional – Você sabe como funciona?

Dicas para evitar dores de ouvido

Existem algumas dicas que podem ajudar você a evitar esse incômodo, e fazer com que sua viagem seja tranquila de início ao fim.

  • Empurrar o ar

Acredito que esse método possa ser o mais eficiente. O objetivo é você tentar empurrar o ar para fora dos ouvidos. Tape o nariz com os dedos e empurre o ar com força. Mas mantenha boca fechada para compensar o regulamento da pressão.

  • Descongestionantes nasais

Cerca de 30 minutos antes do avião pousar, utilize descongestionantes nasais. Ele ajuda a limpar suas vias respiratórias, ajudando a evitar a dor de ouvido durante voos.

Saiba Mais ! – Assistência Médica gratuita do INSS no exterior – Como funciona?

  • Mascar chicletes

Em minha primeira viagem aos EUA, estava com muita dor de ouvido durante o voo. A americana que estava do meu lado percebeu meu sofrimento e me ofereceu um chiclete. Não posso dizer que o chiclete foi mágico e aliviou toda a minha dor. Mas ajudou!

  • Bocejar

Quando você boceja os músculos do rosto são ativados. Assim, ajuda a abrir os canais do ouvido e ajuda a diminuir a dor de ouvido durante voos.

Saiba Mais ! – Seguro de Viagem – Novas regras ampliam cobertura médica

  • Evite dormir

Como as dores geralmente são na decolagem e aterrizagem, a recomendação é evitar dormir pelo menos meia hora antes do trajeto. Enquanto estamos dormindo o organismo demora mais em processar a mudança da pressão e isso tende a aumentar as dores, por essa razão é melhor estar acordado e poder realizar os outros procedimentos indicados acima para diminuir desta forma o incômodo causado pela pressão.

  • Comer durante o voo

Comer durante o voo faz com que o movimento que fazemos com a nossa boca para triturar os alimentos ajude a destapar os ouvidos.

Originally posted 2016-01-21 14:31:12. Republished by Blog Post Promoter

COMMENTS

Deixe um comentário