Embalse el Yeso e Baños Colina : Bate volta de Santiago

Um dos passeios bate volta que fiz no Chile durante meu Mochilão na América do Sul, foi no Embalse el Yeso e Baño Colina. Esses dois lugares estão começando a ficar conhecidos pelos turistas. E não é pra menos. Localizado aos pés das Cordilheiras dos Andes, o passeio oferece cenários incríveis.

»» Também fui pra Viña del Mar e Valparaíso, clica aqui pra ver também ! ..



Cajon Del Maipo

Cajon del Maipo - Cordilheira dos Andes
Cajon del Maipo

O Cajon Del Maipo fica a cerca de 100km de Santiago, bem aos pés da Cordilheira dos Andes. É formado por pequenos vilarejos, vales, montanhas e rios. E é lá que você vai achar Embalse el Yeso e Baño Colina.

Embalse el Yeso e Baños Colina : Como chegar?

Diferente de Viña del Mar e Valparaíso, não existe nenhum transporte público que vá até o local. Para chegar até lá você precisa contratar uma agência ou pode arriscar em ir por conta própria, alugando um carro.

A estrada até lá é um tanto perigosa. É cheia de curvas, buracos e até mesmo animais e pequenas cachoeiras invadindo a estrada. E se você for no inverno, é bem provável que as estradas estejam cheias de neves. Então, muito cuidado se optar em ir de carro, tá?!

»» Como ir para Valparaíso e Viña del Mar

Fechei um pacote com a Destino Chile. Tanto para ir para Embalse el Yeso e Baño Colina, como também para ir para Viña del Mar e Valparaíso em um outro dia. A van passa buscar cada passageiro em seu devido hotel/hostel. Juanito, nosso guia super fofo, passou lá no hostel às 6:30 em ponto. Ele fala portunhol e agitava a van com uns funks rs. Ah! Fora a bugança, a gente também teve momento cultura com fatos históricos e curiosidades de Cajon del Maipo.

O valor fica em cerca de $46.750 pesos chilenos.

San José del Maipo

Antes de chegar a Embalse el Yeso e Baño Colina, fizemos uma parada foi para tomar um cafezinho em San José del Maipo, que é um pequeno vilarejo fundado em 1792. O “engraçado” são as várias placas informando sobre cuidados com o Vulcão São José.

Lá peguei um café, água grande, empanada e um bolo por 3.500 pesos chilenos. De novo me dei mal com a empanada. Supostamente era pra ser de carne, mas na verdade foi mais pra empanada de cebola com pedacinhos de carne. Quem realmente comeu a empanada foram os cachorros de rua. Aliás, ali tem muito cachorro. Quando sai no mercadinho com a empanada na mão, uns 6 cachorros me seguiram até a pracinha em frente, igual uma procissão.

Embalse el Yeso

Águas cristalinas de Embalse el Yeso
Embalse el Yeso

Localizado a 2.500 metros do nível do mar, chegamos a Embalse el Yeso. A primeira expressão que tive foi “ual”. Sim, é impressionante. Apesar do tempo nublado, frio e com chuvisco, o Embalse el Yeso não consegue ficar feio.

É incrível saber que o Embalse el Yeso é um lago artificial de águas azul turquesa (quando fui tava verde rs) e que possui 253 milhões de metros cúbicos de água, que abastecem Santiago e toda a região metropolitana. Ele foi construído por homens para o represamento do rio Yeso, o que levou 10 anos para terminar.

Las Cascaras

Las Cascaras
Las Cascaras

A próxima parada foi na Las Cascaras. Foi aqui onde ficava o alojamento do pessoal que trabalhou na construção do Embalse el Yeso. Hoje não existe mais nada aqui, apenas história e um cenário de tirar o folego.

Baños Colina

Termas naturais
Baño Colina

O Bãnos Colina fica localizado a 3.500 metros de altitude. Aqui fica localizado as piscinas naturais de águas termais. Pra mim, o Destino Chile deixou a melhor parte para o final rs.

Quando cheguei fiquei em dúvida se entrava ou não, porque o tempo tava bem frio. Mas mesmo assim fui lá, firme forte, me trocar. Lá tem dois banheiros onde você pode colocar seu biquininho rs.

Descobri que para as piscinas, não tem tempo ruim ein. As águas com temperaturas de 20 a 70 graus foram o ponto alto do passeio. Passei o último dia do ano relaxando em águas termais e admirando as cordilheiras. Tem coisa melhor que isso?!

O momento “diva” acabou quando o tempo acabou e tive que tomar banho de água fria. A água das termas é salgada, então deixa você “branca” de tanto sal. Pra infelicidade, a água do banheiro é extremamente gelada. E não tem jeito, tem que encarar ou voltar pra Santiago cheia de sal.

Piquenique

Destino Chile
Piquenique Destino Chile

Pra finalizar o passeio, o Juanito da Destino Chile preparou um super piquenique pra gente aos pés da Cordilheira. Tinha vinho, salame, queijo, pãozinho .. Foi um momento super agradável pra todos descontraírem e aproveitarem a paisagem deslumbrante brindando com uma taça de vinho.

»» Vai viajar ? Saiba como funciona o Seguro de Viagem

Última parada ..

Paramos em uma lanchonete em San José del Maipo para comes e bebes, e ida ao banheiro, antes de voltarmos para Santiago. Aqui eu comprei apenas um chocolate quente pra dar aquela esquentada e tentar recuperar o estômago judiado pelas empanadas. Achei o chocolate quente uma delícia. Sei lá o que tinha naquilo, mas parece que tinha umas lasquinhas de laranja. Custou apenas 500 pesos chilenos.

Depois de aproveitar ao máximo Embalse el Yeso e Baños Colina, seguimos de volta para Santiago.

Bora pra Santiago?

Não precisa nem falar, porque eu sei que você ta aí se remoendo de vontade de ir pro Chile e ir curtir Embalse el Yeso e Baños Colina, né?!

Então vou te ajudar a organizar sua viagem pra ficar tudo fácil e tudo lindo. Faz assim, entra em contato com a Amanda, do Destino Chile, que ela é um amor de pessoa e vai montar um roteiro super chique pra você. Coisa é que não falta pra fazer lá por Santiago e a Destino Chile são super experts nesses paranauê.

Olha aqui o contatinho:

Valparaíso e Viña Del Mar com Destino Chile

Originally posted 2018-01-29 12:09:27. Republished by Blog Post Promoter

One thought on “Embalse el Yeso e Baños Colina : Bate volta de Santiago

  1. Muito legal Kfelin, um passeio bem diferente em minha opinião, afinal um pequinique próximo as Cordilheiras é um sonho. Natureza com lago mesmo artificial deslumbrante .

Deixe um comentário