Festa da Uva : atração de janeiro em São Roque

Janeiro é a época de colheita das uvas. Para comemorar, São Roque realiza todos os anos a tradicional Festa da Uva.

Até dia 31 de janeiro a partir das 10h30, São Roque promove a Pisa da Uva para celebrar a boa safra. A Festa da Uva inclui o acompanhamento da colheita, a pisa da uva e um almoço com as principais delícias da gastronomia portuguesa.

Festa da Uva

Durante a Pisa da Uva, os visitantes têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o cultivo e a produção. Ao final, os participantes da festa são convidados a auxiliar na colheita e participar da pisa – o processo artesanal de pisar as uvas para a extração do suco que será fermentado e dará origem ao vinho.

Todos os anos, a Festa da Uva atrai turistas de diversas regiões do Estado, que passam o dia acompanhando as festividades. São 4 mil pés de uvas e toda safra é destinada para a produção artesanal de 20 mil litros de vinho, comercializados no local ou em eventos.

A Pisa da Uva é uma das etapas mais importantes para a produção de um bom vinho e é muito enriquecedor que o turista tenha essa experiência de auxiliar na colheita e na pisa da uva. O objetivo é promover a confraternização de amigos e familiares em torno de uma boa mesa.

Nos dias da pisa, os visitantes recebem um cesto e um chapéu e, assim como faziam os antigos colonos, percorrem os caminhos formados pelos parreirais para colher os cachos dos frutos. Ao final da colheita manual, os turistas partem para a parte mais esperada do dia: a pisa. Os cestos com os frutos são despejados no lagar e os visitantes são convidados a subir no espaço para pisar nos frutos, ao som dos tradicionais folclores portugueses. Uma experiência única, que mistura aromas e sensações da Festa da Uva.

Os grupos folclóricos levarão para a pisa as tradições da cultura portuguesa. Na Festa da Uva, com o som dos folclores lusitanos, o público poderá acompanhar as apresentações e ainda, aprender a dançar os ritmos típicos de Portugal. Para o almoço, o destaque é a Espetada Madeirense. Suculentos pedaços de carne bovina, espetados em um galho de louro e assados na brasa, servidos com milho frito.

São Roque comercializa por ano 17 milhões de litros de vinho. Desse total, dois milhões são feitos com as uvas produzidas na região. Os outros 15 milhões envasados têm como matéria-prima uvas de outras partes do país. Os dados são do Sindicato da Indústria do Vinho de São Roque. A estimativa é de que 30 mil turistas visitem o município todos os meses, uma comprovação do potencial dos atrativos locais como a tradicional Festa da Uva.

Serviços

Adega e Restaurante Quinta do Olivardo

Km 4 da Estrada do Vinho, em São Roque, com acesso pelo km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270)
Datas: 16, 23 e 30 de janeiro
Horário: a partir das 10h30

Pacote: R$ 180 (inclui acompanhamento da colheita, pisa da uva, almoço e degustação de vinho e suco)

As reservas de mesas têm validade até as 13h e podem ser feitas pelos telefones: (11) 4711-1100 e 4711-1923
Site: www.quintadoolivardo.com.br

Vinícola Góes

Estrada do Vinho, km 9, São Roque. Tel.: (11) 4711-3500
Quando: Até 31 de janeiro, às 10h, 11h30 e 13h (sempre aos sábados e domingos e feriado –25 de janeiro)
Quanto: R$ 175 (inclui almoço, taça de vinho e chapéu personalizado). Crianças de 5 a 12 anos pagam meia-entrada;
Site: www.vinicolagoes.com.br

Originally posted 2016-01-19 18:13:20. Republished by Blog Post Promoter

COMMENTS

Deixe um comentário