História de Machu Picchu : A Cidade Perdida dos Incas

Machu Picchu, que significa “Velha Montanha”, foi construída em meados do século XV pelo imperador Inca Pachacutec em um momento de expansão do império Inca.

Tupac Amaru, morto em 1572, foi o último chefe político do Império Inca. Ele era conhecido como Tahuantinsuyu, que significa o mundo dos quatro cantos. Isso quer dizer que o Império Inca era dividido em quatro partes. A cidade de Cusco, que significa “umbigo do mundo”, estava localizado no centro dessas quatro regiões e era considerada a capital inca.



História de Machu Picchu

O Império Inca durou até o ano de 1200 D.C. Durante o governo de Pachacutec o império Inca alcançou potência e chegou a expandir quase 2 milhões de km². Foi quando resolveram construir a Cidade Inca que hoje conhecemos como Machu Picchu.

Construíram pirâmides em degraus, templos, calendários solares e muitas outras construções em pedra e adobe.

Os incas também tinham o costume de domesticar animais, como a lhama e alpaca. Eles extraiam lã e usavam os animais para transporte de carga e alimento.   

Por que Machu Picchu foi construída

Machu Picchu
Machu Picchu

Os Incas não tiveram uma linguagem escrita. Então o propósito real da construção da Cidade Perdida dos Incas até hoje é um mistério.

Mas existem teorias sobre a história de Machu Picchu.

A teoria mais comum entre especialistas em história é que Machu Picchu foi construída como um retiro para o imperador e sua família. Essa teoria é bem aceita devido as tradições de adoração, especialmente a adoração ao Sol. Eles acreditavam que as construções altas te deixavam perto de deus, o Sol.

A questão de adoração acaba trazendo outra teoria para alguns estudiosos. Eles acreditam que a religião foi o que fez Pachacuti construir Machu Picchu. Isso se deve a localização privilegiada, rodeada de características religiosas naturais. Até hoje a paisagem em torno de Machu Picchu pode ser vista como “sagrada”.

Por que Machu Picchu foi abandonada

Por que Machu Picchu foi abandonada
Por que Machu Picchu foi abandonada

Os Incas habitaram Machu Picchu por um pouco mais de 100 anos. Mas até hoje não se sabe o porquê eles abandonaram a Cidade Inca.

Uma teoria se deve a guerra civil entre os irmãos Atahualpa e Huascar que acabou interrompendo o abastecimento de comida em Machu Picchu.

Outra teoria é que a Cidade Inca sofreu de uma epidemia que acabou matando todos os moradores.

Mas a única certeza é que o povo inca deixou Machu Picchu antes da invasão dos espanhóis.

Descobrimento de Machu Picchu

Descobrimento de Machu Picchu
Descobrimento de Machu Picchu

Macchu Picchu ficou esquecida por 400 anos. Foi em apenas 1911 que o explorador americano Hiram Bingham descobriu a Cidade Perdida dos Incas, e o mundo passou a conhecer a história de Machu Picchu. Com a ajuda da Universidade de Yale, da National Geographic e do governo peruano, Bingham iniciou os trabalhos de escavação de 1912 a 1915, já que na época a vegetação espessa cobria grande parte das construções incas.

Desde então, Machu Picchu se tornou o destino favorito no Peru. Foi declarada como Patrimônio Cultura da Humanidade pela UNESCO. Além disso, Machu Picchu faz parte das Sete Maravilhas do Mundo.

»» Machu Picchu : Planejamento de viagem

»» Seguro de Viagem Internacional – Você sabe como funciona?

»» Como tirar passaporte ?

One thought on “História de Machu Picchu : A Cidade Perdida dos Incas

Deixe um comentário