Jungfraujoch – Trem para o Topo da Europa na Suíça

O passeio a Jungfraujoch, no Topo da Europa, foi o mais bonito de todos que fiz durante meu Mochilão pela Europa. Há 3.454 metros acima do nível do mar, o passeio de trem para o Topo da Europa garante cenários de vilas pacatas com casinhas de madeira, névoa e vaquinhas com sinos nos pescoços.

Jungfraujoch – O Topo da Europa

O trem para Jungfraujoch, sai a partir da cidade de Interlaken, lá da estação chamada Interlaken Ost. Na lá estação você pode comprar seu ingresso, se já não tiver comprado antecipadamente pela internet.

Estação Ost em Interlaken
Estação Ost em Interlaken

A subida demora cerca de 2 horas. O trem faz paradas para troca de trem em Grindelwald, Lauterbrunnen e Klein Scheidegg onde você pode descer e conhecer essas cidadezinhas.

Junto com o ingresso você ganha um ‘Passaporte’ super fofo explicando sobre o Jungfraujoch. E quando estiver lá em cima, tem uma máquina em um canto meio escondido onde você pode carimbar seu passaporte.

Embarcando no trem a partir da estação Interlaken Ost, a primeira parada é em Grindelwald. Cuidado, imagens fortes e perigo de se apaixonar mais ainda pela Suíça.

Grindelwald, nos Alpes Suíços
Grindelwald

Depois de tirar milhões de fotos e morrer de amores por Grindelwald, embarque no trem em direção a Kleine Scheidigg. Essa cidade fica a 2.061 metros acima do nível do mar. Ai você já começa a sentir a altitude com um pouco de sonolência. Nesse ponto também você vai ver várias vaquinhas de sininhos e cenários incríveis.

Depois disso, o trajeto começa a ser percorrido dentro de túneis que leva cerca de 1 hora. O trem ainda faz duas paradas de 5 minutos cadas que serve para o pessoal ir se acostumando com a altitude e ainda você pode tirar várias fotinhos das geleiras a partir de pontos de observação.

E enfim, chega-se a Jungfraujoch – O Topo da Europa. Eu fui no verão e estava muito frio e nevando bastante. Tanto que não consegui tirar boas fotos das montanhas por conta de tanta neve que estava caindo. Por isso, vá bem agasalhado.

Jungfraujoch - Top of Europe
Jungfraujoch – Top of Europe

O complexo conta com algumas atividades bem legais pra fazer. Veja só!

»» Documentos para viajar para Europa : O que levar

Terraço Sphinx

Para chegar até o observatório meterológico Sphinx você precisa pegar o elevador mais rápido da Suíça que, em 25 segundos, leva você a 3.571 metros acima do nível do mar. Lá você tem acesso a um terraço que tem a vista da glacial Aletsch com 22 km de gelo. Se tiver sorte com o tempo, você pode ver montanhas da França, Alemanha e Itália.

E ainda lá você conta com umas aves amigas que ficam no meio das pessoas posando pra fotos.

Palácio de Gelo

Esculturas no Palácio do Gelo, em Jungfraujoch
Palácio de Gelo – Esculturas

O Palácio de Gelo foi a parte mais divertida, na minha opinião. É tudo feito de gelo, TUDO – menos o corrimão. Então vá com sapatos não escorregadios, porque até o chão é de gelo. Vi muita gente levando tombo lá dentro.

Personagem do filme A Era do Gelo
Personagem do filme A Era do Gelo

Graças a dois alpinistas que tiveram a ideia de esculpir esse glacial, com 1000 m², em forma de caverna, podemos hoje encontrar várias esculturas de gelo e túneis. Fora vários lugarzinhos legais pra tirar fotos.

Alpine Sensation

Alpine Station em Jungfraujoch
Alpine Station em Jungfraujoch

O Alpine Sensation fica em um corredor de 250 metros, entre o terraço Sphinx e o Palácio de Gelo. Lá eles contam a história e fazem homenagem aos mineiros que trabalharam arduamente para abrir o caminho até o topo da montanha.

Globo de Neve
Globo de Neve

Lá tem um globo de neve gigante com uma mini Jungfraujoch dentro. A disputa com os japoneses pra tirar foto aqui é árdua.

Platô Panoramico

Platô Panorâmico
Platô Panorâmico

Pra curtir a neve, vá até o Platô Panoramico. Em 3.475 metros acima do nível do mar, você tem a oportunidade de caminhar no meio da montanha, pisando na neve e passando muito frio.

Dizem que no verão ainda tem a opção do Snow Fun, mas não cheguei a ver. Talvez porque estava nevando muito.

Loja Lindt e Souvenirs

Loja da Lindt em Jungfraujoch
Loja da Lindt em Jungfraujoch

No final você da de cara com a Loja da Lindt. Faça a festa comprando os chocolates mais famosos da Suíça. Aberta todos os dias, das 10h às 17h.

Depois você pode dar uma passadinha na lojinha de Souvenir e garantir sua lembrancinha do Jungfraujoch.

»» Mochilão na Europa : Roteiro e agência de viagem

Ingressos

Trem para Jungfraujoch, o Topo da Europa.
Trem para Jungfraujoch

O valor da passagem depende muito da onde você está partindo. Se for a partir de Interlaken para Jungfraujoch, você vai pagar CHF 210.80 ida e volta. Pra quem tem Swiss Pass paga CHF 137.40 ida e volta. O preço é bem salgado, mas vale muito a experiência. 

Para saber mais sobre preços, informações e horários do trem para o Topo da Europa, clique aqui.

Hospedagem

Hospedagem em Interlaken
Balmers Hostel

Eu fiquei hospedada na cidade de Interlaken, no Balmers Backpackers Hostel. Achei o hostel bem localizado, apesar da cidade ser bem morta. Até porque eu acredito que o Hostel era o ponto principal do pessoal jovem da cidade se encontrar, já que existe uma balada no ‘porão’.

A cerveja no bar custavam certa de CHF 5 cada. E cada dia as músicas tem um tema diferente. 

Paguei uma facada pra lavar minhas roupas, CHF 5 para lavar e mais CHF 5 para secar. Mas tive que pagar mais uma vez para secar, porque na primeira as roupas ainda estavam bem molhadas. Mas o que não é facada nas terras suíças, né?!

Onde comer em Interlaken

Uma dica de um restaurante bem legal é o Gasthof Hirschen. Ele fica na mesma rua do Balmers Hostel, cerca de 3 minutinhos a pé. O restaurante em si já é uma belezinha, todo em madeira que retrata bem o estilo suíço. A comida é uma delicia. Recomendo experimentar o foundue de queijo e rosti.

Também tem um Irish Bar praticamente do lado do Balmers. Eu esperava que rolaria um agito, mas sem chance. Mas a comida parecia bem saborosa!

 

Booking.com

Deixe um comentário