A Ilha das Cabras é uma das ilhotes que fazem parte de Ilhabela, localizado no litoral norte de São Paulo. A Ilha das Cabras é um dos pontos mais visitados da ilha.
Na Ilha das Cabras está localizado o Santuário Ecológico Submarino. Desde 1992 este santuário está protegido por lei contra caça e pesca. Lá você pode encontrar espécies variadas de peixes e animais marinhos, como estrelas-do-mar, tartarugas e até mesmo cavalos-marinhos.
É por conta deste cenário incrível que faz a Ilha das Cabras ser o lugar favorito dos amantes e profissionais de mergulho.
»» Ubatuba – Conheça as águas cristalinas de Praia Grande
Ilha Bela

Ilhabela fica localizado no litoral norte do estado de São Paulo, próximo a cidade de São Sebastião. O acesso para a Ilhabela é feito através de balsa. Da balsa até a Praia de Pedras Miúdas e a Ilha das Cabras, é cerca de 2km. Como fui de ônibus para a Ilhabela, eu fiz esse trajeto da balsa para a Ilha das Cabras a pé. E foi bem tranquilo. Até porque o cenário ajuda!
Mergulho na Ilha das Cabras

Eu fiz o mergulho pela Prado’s Dive. Eu nunca tinha feito mergulho antes e ter escolhido esta empresa foi a melhor coisa que fiz. Eles possuem profissionais muito responsáveis e atenciosos. O Fernando e a Leticia foram meus professores. E olha .. coitados! rs Tiveram que ter a maior paciência do mundo!
Assim que chegamos lá na Prado’s Dive, preenchemos um formulário de responsabilidade. Eles separaram roupas de mergulho e nadadeiras de acordo com o nosso tamanho. E depois disso veio a parte das instruções de mergulho.
Instruções de Mergulho

Eles explicam para que serve cada coisa do equipamento de mergulho. Mas fique tranquilo porque tudo é por conta de protocolo. Lá em baixo, você só terá que lembrar como tirar a pressão do ouvido, como respirar com a boca e a comunicação debaixo d’água.
Depois de toda a aula teórica, é hora de entrar em ação! Um bote nos leva até lá perto da Ilha das Cabras, em uma parte rasa. Lá é onde é feito uma adaptação e onde colocamos em prática toda a parte teórica que aprendemos.
Pra mim, esta foi a parte mais difícil. Nas primeiras tentativas estava meio nervosa e entrei em desespero quando senti que não conseguia respirar pelo nariz. A sensação era de sufoco. Mas o Fernando foi muito paciente e nos incentivou a não desistir.
O segredo foi respirar com calma e focar nos peixinhos que ficam a sua volta, te convidando para dar um mergulho. Só vai e aproveite o mergulho 😉
O fundo do mar

Foi uma das experiências mais incríveis que já tive. Os peixes já estão acostumados com mergulhadores. Então você terá a oportunidade de mergulhar em meio a diversos tipos de peixes como garoupas, badejos, pirajicas, robalos, sargos-de-dente, frades, peixes-escorpião, peixes-borboleta, donzelas, sargentos, todos muito dóceis.
Além disso, você vai ver que o fundo do mar possui grandes rochas forradas por ascídias, esponjas, corais, gorgônias, estrelas-do-mar e diversos outros animais multicoloridos.
O mergulho todo é feito seguindo uma corda. Essa corda vai da parte rasa da ilha até a parte mais funda. E passa até por Netuno, o rei dos mares, que é uma estátua localizada a cerca de 5 metros de profundidade.
Confira o vídeo abaixo da minha aventura no Mergulho na Ilha das Cabras.
Prado’s Dive
Facebook : https://www.facebook.com/pradosdive/
Instagram : @pradosdive
What’s App : (19) 98165 9193