Ilha Bela : Mergulho na Ilha das Cabras

A Ilha das Cabras é uma das ilhotes que fazem parte de Ilhabela, localizado no litoral norte de São Paulo. A Ilha das Cabras é um dos pontos mais visitados da ilha.

Na Ilha das Cabras está localizado o Santuário Ecológico Submarino. Desde 1992 este santuário está protegido por lei contra caça e pesca. Lá você pode encontrar espécies variadas de peixes e animais marinhos, como estrelas-do-mar, tartarugas e até mesmo cavalos-marinhos.

É por conta deste cenário incrível que faz a Ilha das Cabras ser o lugar favorito dos amantes e profissionais de mergulho.

»» Ubatuba – Conheça as águas cristalinas de Praia Grande



Ilha Bela

Ilha das Cabras
Ilha das Cabras, em Ilhabela

Ilhabela fica localizado no litoral norte do estado de São Paulo, próximo a cidade de São Sebastião. O acesso para a Ilhabela é feito através de balsa. Da balsa até a Praia de Pedras Miúdas e a Ilha das Cabras, é cerca de 2km. Como fui de ônibus para a Ilhabela, eu fiz esse trajeto da balsa para a Ilha das Cabras a pé. E foi bem tranquilo. Até porque o cenário ajuda!

Mergulho na Ilha das Cabras

@pradosdive
Grupo Prado’s Dive

Eu fiz o mergulho pela Prado’s Dive. Eu nunca tinha feito mergulho antes e ter escolhido esta empresa foi a melhor coisa que fiz. Eles possuem profissionais muito responsáveis e atenciosos. O Fernando e a Leticia foram meus professores. E olha .. coitados! rs Tiveram que ter a maior paciência do mundo!

Assim que chegamos lá na Prado’s Dive, preenchemos um formulário de responsabilidade. Eles separaram roupas de mergulho e nadadeiras de acordo com o nosso tamanho. E depois disso veio a parte das instruções de mergulho.

Instruções de Mergulho

Mergulho na Ilha das Cabras
Mergulho na Ilha das Cabras

Eles explicam para que serve cada coisa do equipamento de mergulho. Mas fique tranquilo porque tudo é por conta de protocolo. Lá em baixo, você só terá que lembrar como tirar a pressão do ouvido, como respirar com a boca e a comunicação debaixo d’água.

Depois de toda a aula teórica, é hora de entrar em ação! Um bote nos leva até lá perto da Ilha das Cabras, em uma parte rasa. Lá é onde é feito uma adaptação e onde colocamos em prática toda a parte teórica que aprendemos.

Pra mim, esta foi a parte mais difícil. Nas primeiras tentativas estava meio nervosa e entrei em desespero quando senti que não conseguia respirar pelo nariz. A sensação era de sufoco. Mas o Fernando foi muito paciente e nos incentivou a não desistir.

O segredo foi respirar com calma e focar nos peixinhos que ficam a sua volta, te convidando para dar um mergulho. Só vai e aproveite o mergulho 😉

O fundo do mar

Vida Marinha na Ilha das Cabras
Vida Marinha

Foi uma das experiências mais incríveis que já tive. Os peixes já estão acostumados com mergulhadores. Então você terá a oportunidade de mergulhar em meio a diversos tipos de peixes como garoupas, badejos, pirajicas, robalos, sargos-de-dente, frades, peixes-escorpião, peixes-borboleta, donzelas, sargentos, todos muito dóceis.

Além disso, você vai ver que o fundo do mar possui grandes rochas forradas por ascídias, esponjas, corais, gorgônias, estrelas-do-mar e diversos outros animais multicoloridos.

O mergulho todo é feito seguindo uma corda. Essa corda vai da parte rasa da ilha até a parte mais funda. E passa até por Netuno, o rei dos mares, que é uma estátua localizada a cerca de 5 metros de profundidade.

Confira o vídeo abaixo da minha aventura no Mergulho na Ilha das Cabras.

Prado’s Dive

Facebook : https://www.facebook.com/pradosdive/
Instagram : @pradosdive
What’s App : (19) 98165 9193

 

Deixe um comentário