Seguro de Viagem Internacional – Você sabe como funciona?

Já pensou em ter uma dor de dente terrível na sua próxima viagem ao exterior? Ou quem sabe acabar tendo uma dor de estômago ou aquela gripe de deixar você de cama? Não né. Não pensamos nisso, pois é a última coisa que gostaríamos que acontecesse. Mais pode acontecer! É por isso que é super importante contratar um seguro de viagem.

Geralmente, o custo hospitalar fora do brasil é extremamente caro. Ainda mais com o valor do dólar estourando (hoje 3,79!). Por isso, sem ele você pode acabar em apuros, com uma conta gigantesca hospitalar ou sem dinheiro para comprar roupas extras (caso sua mala seja extraviada).

Holanda - Amsterdã
Holanda – Amsterdã

Hoje o mercado oferece inúmeras opções de seguro de viagem internacional. E é importante analisar qual opção cabe melhor tanto no seu bolso como também no seu tipo de viagem – quanto a cobertura e serviços oferecidos. Olha só algumas dicas para escolher seu seguro de viagem.

Cobertura

Para contratar um seguro, é importante analisar o que está incluso no serviço e qual é o valor de cobertura e de reembolso. Saber se o seguro atende assistência médica e odontológica, seguro bagagem, cancelamento de viagem, assistência jurídica, repatriação, seguro de vida e outros, também deve ser levado em consideração. Se você for viajar para praticar esportes radicais, veja se o seguro a contratar oferece cobertura para isso.

Outra dica, é analisar o custo de vida e regras do país de destino. Por exemplo, na Europa o custo hospitalar é muito alto além de ter um valor mínimo de seguro de viagem obrigatório. Na Índia, apesar dos valores serem em dólares, o custo de vida é muito baixo.

Seguro de viagem obrigatório – Acordo de Schengen

Alguns países da Europa exigem que os turistas contratem um seguro de viagem com cobertura de € 30mil. Estes países estão inclusos no Acordo de Schengen, e na entrada do turista no país geralmente solicitam a comprovação de contratação do seguro.

Seguro de Viagem é obrigatório na Europa
Seguro de Viagem é obrigatório na Europa

Os países que estão inclusos no Acordo de Schengen são Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.

Seguro de Viagem Gratuito para Portugal, Itália e Espanha

Existe um acordo bilateral Ministério da Saúde Brasileiro com os países Portugal, Itália e Espanha. Esse acordo não tem relação nenhuma com o INSS, por isso não é preciso comprovar contribuição com a previdência social para ter acesso ao atendimento.

Madrid - Espanha
Madrid – Espanha

Esse acordo oferece o direito a utilização de assistência médica gratuita nestes 3 países mencionados. Pra isso, é preciso retirar um documento chamado Certificado de Direito à Assistência Médica Durante Estadua Temporária (CDAM) antes de viajar. Você pode obter este documento no posto do Ministério da Saúde do seu estado.

Obtenha mais informações através do site do SNA.

Cartão de crédito

Alguns cartões de crédito oferecem cobertura para seguro viagem. Quanto mais cara a anuidade, mais benefícios você terá. O serviço pode incluir seguro de acidentes pessoais e bagagem, e alguns podem até oferecer assistência médica e soluções jurídicas.

Mais fique atento! Alguns cartões de crédito só oferecem seguro de viagem para quem realiza a compra das passagens aéreas com o cartão.

Na viagem

Guarde uma cópia e também mantenha sempre com você anotado o número do telefone internacional do seu seguro e também o número da sua apólice. Quando precisar, ligue para o número e siga as instruções. Alguns seguros também aceitam chamadas a cobrar.

Se for emergência, você pode utilizar a assistência médica sem problemas. Mais guarde todos os documentos do hospital e pagamento, para que depois você consiga pedir reembolso para a operadora de seguros. Verifique o prazo da seguradora para fazer a solicitação.

Originally posted 2015-09-11 12:03:22. Republished by Blog Post Promoter

Deixe um comentário