Visto Americano para Turismo (B1/B2)

Hello Viajantes !
Como mencionei no post anterior, depois de 2 semanas que voltei dos EUA eu já fui lá enfrentar a filinha da esperança no consulado americano para conseguir um novo visto. Meu primeiro visto, como eu já descrevi anteriormente, foi o J1 que foi para trabalho temporário nos EUA. Dessa vez, eu tirei o visto americano para turismo.

Visto americano para turismo
Visto americano para turismo

Visto americano para turismo B1/B2

O visto de turista tem validade de até 10 anos. Isso que significa entre o período de 10 anos você não irá precisar voltar ao consulado para solicitar novamente este visto. Você poderá entrar e sair dos Estados Unidos quantas vezes quiser, caso a imigração americana permita. Lembrando que o tempo máximo de permanência de turistas no pais é de 6 meses! 😉

Como todos já sabem, o processo de tirar o visto é MUITO chato. Você precisa reservar 2 dias só pra isso. O primeiro dia você precisa ir ao CASV, onde será verificado se você realmente realizou o envio do seu DS-160 com todas as informações e também se você possui todos os principais documentos para solicitar seu visto. Além disso, eles cadastram suas digitais e tiram uma foto ao qual irá ser estampado no visto em seu passaporte.

Desta vez, o CASV foi mega rápido pra mim. Desde o processo de espera na fila, análise dos documentos, tirar foto e impressões digitais, demorou não mais do que 30 minutos. Achei super rápido! Confesso que foi até que frustante, pois demorei 3 horas dirigindo naquele trânsito louco de São Paulo para chegar lá e fazer tudo rapidinho.

O outro dia é o mais tenso. Hora de fazer entrevista com o pessoal americano e fazer cara do gatinho do Shrek para conseguir seu glorioso passe livre para a terrinha do tio Sam. Esse dia demorou 2 horas e meia! Minha entrevista estava marcada para 11:40, cheguei lá as 10 e fui comer um lanche e alugar um guarda-volumes na lanchonete que fica bem em frente do consulado para guardar minha bolsa. Lembre-se que o pessoal é chato, e não deixam entrar nem implorando de joelhos no milho com celular e afins, então melhor não perder tempo e largar tudo que lhe pertence num guarda-volumes e entrar somente com seus documentos.

Enfim, entrei lá no consulado 10:20. Me fizeram esperar num banco porque não era minha hora, depois de 10 minutos eles liberaram o pessoal da minha hora para entregar o DS-160 e o passaporte e formar outra fila. Somente às 11:30 liberaram a fila para a revista, o que começou só as 11:40. Ou seja, não adianta querer chegar mais cedo, pois não vão te deixar entrar. Depois de te revistarem, eles te mandam lá pra dentro onde várias pessoas de horas anteriores ficam na espera do ser chamado para recolher seu passaporte e entrar em outra fila para poder realizar a temida entrevista. Meu nome foi chamado logo, depois de uns 15 minutos. A fila também não demorou tanto, pois eles possuiem vários guichês. Dai enfim, chegou minha vez! As perguntas foram todas em português e foi mais ou menos assim:

  • Para onde você está viajando?
  • O que você faz?
  •  Sua faculdade é privada ou publica?
  • Quem irá pagar por sua viagem? (Geralmente é nessa hora que ele pede a declaração de imposto de renda da pessoa responsável pelo pagamento e até mesmo outros documentos para complementarem a comprovação)
  • Você já esteve nos EUA?
  • Quando ?
  • Parabéns, seu visto foi aprovado!

É bem nessa hora que seus olhos brilham e seu sorriso não se contém. Você sai daquele guichê toda suada de todo nervosismo, com sensação de dever cumprido, com vontade de sair correndo e gritando de felicidade. Sentimento tão bom !! Haha..

Mais aqui vai minha dica pra vocês. Eu acredito que muita gente tem seu visto negado pois deixa transparecer muito seu nervosismo o que pode ser confundindo com incerteza das suas respostas. Todo mundo fica nervoso, isso é normal! Mais quando chegar a sua hora da entrevista, seja claro e firme com suas respostas. Não tente contar sua vida, seja objetivo. Não ofereça para mostrar documentos, não responda mais do que foi perguntado. Seja educado e tente passar a sensação de confiança. 

Depois disso, eles pedem o prazo de 15 dias para entregarem o passaporte em sua residência sem custo adicional através da empresa DHL. O meu chegou em apenas 7 dias!

Espero que tenha conseguido passar para vocês um pouco como é esse processo louco de tirar visto. Conta pra gente como foi sua experiência ?

Originally posted 2013-10-19 01:35:00. Republished by Blog Post Promoter

Deixe um comentário